Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Gravidez é o período de cerca de nove meses de gestação nos
seres humanos, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo
no útero até ao nascimento. Durante a gravidez, o organismo materno
passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em
crescimento e preparam o parto. A fecundação pode dar-se através de
relações sexuais ou ser medicamente assistida. Após a fecundação, o
óvulo fecundado desloca-se ao longo de uma das trompas de Falópio e
implanta-se na parede do útero, onde forma oembrião e a placenta que o
alimentará. O desenvolvimento do embrião tem início com a divisão do
óvulo em múltiplas células e é nesta fase que se começam a formar a
maior parte dos órgãos, muitos deles funcionais.
Em zoologia, a gestação ou prenhez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, envolvendo também o subsequente desenvolvimento, no útero, do feto que foi gerado pela fecundação, encerrando-se na expulsão, chamada de “parto” ou “nascimento”.
O oxigénio(português europeu) ou oxigênio(português brasileiro), é um elemento químico de número atómico 8 e símbolo O (8 protões e 8 eletrões) representando com massa atómica 16 u. Constitui parte do grupo dos calcogénios e é um não metal reactivo e um forte agente oxidante que facilmente forma compostos com a maioria doutros elementos, principalmente óxidos. Tem a segunda electronegatividade mais elevada de todos os elementos químicos, superado apenas pelo flúor.
O azoto, nitrogénio(português europeu) ou nitrogênio(português brasileiro) é um elemento químico com símbolo N, número atómico 7 e de massa atómica 14,00674 u (7 protões e 7 neutrões), representado no grupo (ou família) 15 (antigo VA) da tabela periódica.Pertence à família dos pnicogénios.
O hidrogênio molecular ou gás hidrogênio é o gás mais leve que se conhece. É incolor, inflamável, inodoro, insípido e insolúvel em água. Sua densidade é 14 vezes menor que a do ar. Ao esfriá-lo com ar liquefeito e comprimi-lo fortemente, obtêm-se hidrogênio líquido, que entra em ebulição a -258,8 °C à pressão atmosférica.
O dióxido de carbono (também conhecido como anidrido carbónico(português europeu) ou anidrido carbônico(português brasileiro) e gás carbónico(português europeu) ou gás carbônico(português brasileiro)) é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.
Em biologia, chama-se fecundação, conceção ou fertilização ao processo em que um espermatozoide penetra no ovócito II, como no caso dos seres humanos e da maioria dos mamíferos, em outras espécies (nos restantes animais), ou em que o tubo polínico penetra no óvulo das plantas durante o processo de reprodução.
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos (AO 1945: factores bióticos) a todos os efeitos causados pelos organismos em um ecossistema, que condicionam as populações que o formam.
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos (AO 1945: factores abióticos) todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a água, a composição do solo, a pressão e outros .